É com prazer que anuncio a possibilidade de integrar o facebook ao forum. Estamos sempre buscando formas de melhorar o site. Administração

    Brasil é o próximo alvo da Wikipédia, diz diretor da Wikimedia

    Compartilhe

    Fred
    Admin
    Admin

    Mensagens : 1842
    Data de inscrição : 09/10/2009
    Idade : 34
    Localização : Contagem - MG - Brasil

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Brasil é o próximo alvo da Wikipédia, diz diretor da Wikimedia

    Mensagem por Fred em Sab Jan 22, 2011 5:59 am

    Brasil é o próximo alvo da Wikipédia, diz diretor da Wikimedia


    Kul Wadhwa é diretor gerente da Wikimedia Foundation, fundação que mantém a Wikipédia

    Kul Wadhwa, diretor gerente da Wikimedia Foundation, que mantém a Wikipédia, afirmou reservadamente a alguns jornalistas, na tarde desta sexta-feira, que o Brasil é o próximo alvo da enciclopédia colaborativa e que o grande desafio da organização ainda é fazer com que as pessoas entendam, depois de 10 anos de sua criação, como funciona a Wikipédia.

    A decisão foi parte de um projeto da fundação para expandir e conquistar a confiança dos usuários no País. Além do Brasil, a Índia e o Oriente Médio também estão no fico da Wikimedia para os próximos anos. A escolha das localidades estratégicas ocorreu após uma análise do aumento de termos e da atuação dos usuários.

    No Brasil, Wadhwa, que fala um pouco de português por ser casado com uma curitibana, declarou que tem encontros marcados com diversos ministros do governo federal e autoridades da educação da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ). "Sozinhos nós não podemos fazer nada", disse ele, que afirmou ter planos de abrir um escritório no Brasil. "Existe o plano, mas ainda é muito inicial. Não sabemos sequer se seria um escritório físico ou em que cidade poderia ser. Pode ser em qualquer lugar, mesmo. O que queremos são pessoas para colaborar e boas ideias", disse.

    Segundo Wadhwa, ao longo de sua existência, o número de usuários aumentou drasticamente. Ao final de 2010, o crescimento da base de usuários foi comparável à de fenômenos recentes do mundo online, como o Facebook. No entanto, o número de contribuições diminuiu. Para ele, este é o grande desafio da organização, que, hoje, possui 64 funcionários e somente um local, onde estão os dados do site, na Flórida. "Temos menos de 10 terabytes. Acho que posso colocar tudo em uma maleta, andar por aí e dizer 'Ei, aqui está a Wikipédia'", brincou, confirmando planos de abertura de outros centros no estado norte-americano da Virgínia.

    Um dos maiores obstáculos enfrentados pela organização é a questão da confiança do usuário nas informações presentes na Wikipédia. Para Wadhwa, a própria Fundação assume uma parte da culpa e entende que precisa encarar a missão de explicar melhor ao público do que se trata a enciclopédia. "A Wikipédia é um ponto de partida. A nossa intenção é fazer com que o usuário pesquise, cheque fontes, verifique as informações. E, no final, ajude a construir o conteúdo. Para ele, esclarecer este ponto pode facilitar o contato das pessoas, que elas compreendam o processo e, sendo um personagem ativo, passem a acreditar na Wikipédia.

    O diretor, de forma bastante simpática, também disse terem planos de expandir a enciclopédia para outras plataformas que vão além da web, como uma versão offline da Wikipédia. "A ideia é fazermos em pendrives USB e cartões de memória", contou, complementando ao dizer que são planos recentes sem data para sair. A organização também demonstrou interesse em trabalhar em parceria com empresas de tecnologia da informação, como a Telefônica, para a construção de aplicativos para dispositivos de comunicação móvel.

    Kul Wadhwa tem um compromisso certeiro com o crescimento e consolidação da enciclopédia como a principal fonte de informação do mundo. "Nós somos um organismo vivo. O conhecimento é para todo mundo. Nosso trabalho não tem a ver com dinheiro, mas sim com confiança e qualidade", concluiu.
    Campus Party Brasil 2011

    Nascida na Europa, em 1997, a Campus Party é um dos maiores eventos de tecnologia, entretenimento e cultura digital do mundo que, em 2011, chega a sua quarta edição brasileira. Além do Brasil, são tradicionais os encontros realizados na Espanha, na Colômbia e no México. A Campus Party Brasil acontece de 17 a 23 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

    Para este ano, são esperados mais de 6,8 mil participantes - ou campuseiros - sendo que dentre esses, mais de 4,5 mil ficam acampados no local. Além de atividades como oficinas e exposições, a Campus Party Brasil 2011 terá inúmeras palestras. Entre os confirmados, estão o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Tim Berners-Lee, pai da "WWW", e Jon Maddog Hall, presidente da Linux International, e muitos outros.

    Fonte: http://tecnologia.terra.com.br


    _________________________________________________________

    Canal de vídeos do forum

      Data/hora atual: Qui Jan 19, 2017 12:01 pm