É com prazer que anuncio a possibilidade de integrar o facebook ao forum. Estamos sempre buscando formas de melhorar o site. Administração

    Nova tecnologia auxilia atendimento a populações de risco

    Compartilhe
    avatar
    Fred
    Admin
    Admin

    Mensagens : 1842
    Data de inscrição : 09/10/2009
    Idade : 34
    Localização : Contagem - MG - Brasil

    Ficha do personagem
    RPG: 20

    Nova tecnologia auxilia atendimento a populações de risco

    Mensagem por Fred em Sab Jan 15, 2011 6:28 am

    Nova tecnologia auxilia atendimento a populações de risco

    A pesquisadora do Departamento de Informática em Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Carmen Lúcia de Bartolo Costa, desenvolveu um instrumento digital que auxilia, agiliza e garante melhor qualidade no atendimento médico a pacientes de comunidades carentes.

    No artigo, “BabyCare: apoio à decisão na atenção primária materno-infantil com computadores de mão” publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva, em outubro do ano passado, ela e outros pesquisadores da Unifesp argumentam que o monitoramento de crianças na faixa de 0 a 6 anos, especialmente as de baixa renda, seria um dos grandes objetivos que justificariam o uso desses equipamentos em programas de saúde.

    “Estudos mostram que, quando identificamos que uma criança está desnutrida e a submetemos a programas de atenção básica para recuperação, ela apresenta melhoras significativas. Tal fato aponta que intervenções precoces em populações de risco auxiliam na diminuição da taxa de mortalidade infantil”, afirmam no artigo.

    O estudo mostra que no Brasil há cerca de seis milhões de crianças para serem monitoradas e que se encontram em condições de severa degradação das condições humanas básicas, incluindo: alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação.

    De acordo com os pesquisadores, o objetivo desse tipo de sistema de informação não é de fornecer um diagnóstico médico, mas sim de atuar como uma ferramenta de apoio, indicando a necessidade de encaminhamento do paciente a um procedimento médico.

    “Para isso, voluntários, uma vez treinados, agiriam como intermediários, facilitando e promovendo a interação constante com as famílias, monitorando as condições de saúde como desnutrição, doenças respiratórias, atuando em campanhas de vacinação e encaminhando doentes aos órgãos competentes”, dizem.

    O protótipo desenvolvido por Carmem é baseado em computador de mão e se chama “Sistema BabyCare”. “Por sua flexibilidade e aplicabilidade, mostra-se ideal para utilização em áreas urbanas e rurais, podendo ser também usado em conjunto com outros sistemas governamentais e atuando como importante instrumento para a erradicação das principais causas de mortes de crianças, contribuindo para uma democratização do atendimento médico na área de saúde em todo o país”, explicam.

    Fonte: www.fatimanews.com.br


    _________________________________________________________

    Canal de vídeos do forum

      Data/hora atual: Qui Jul 20, 2017 2:32 pm